Motivação e Comportamento

 

O ser humano é um ser de necessidade. Nesta direção o comportamento humano é pautado pela satisfação dessas necessidades durante as fases do seu desenvolvimento. As necessidades humanas não são naturais, precisam ser criadas, inventadas pelo homem.

O comportamento das pessoas dentro da organização é complexo, depende de factores internos (decorrentes das suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente que envolve das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, de factores sociais, de políticas, de coesão de grupo existente, etc).

Com a Teoria das Relações Humanas passou-se a estudar a influência da motivação no comportamento das pessoas. Embora este seja apenas um dos factores internos que influenciam o comportamento humano, a ele é dado tanta importância porque a motivação actua, em geral, sobre as necessidades dos indivíduos, a fim de supri-las para atingir os objectivos, tanto pessoais como organizacionais (CHIAVENATO, 1999).

Essas necessidades humanas, tidas como forças activas e impulsionadoras do comportamento, apresentam uma enorme imensidão. Isso porque as pessoas são diferentes entre si, possuem necessidades diferentes e estas, consequentemente, produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo.

Apesar de todas essas diferenças enormes, em pesquisas realizadas acerca do comportamento humano, foi constatado que o processo que dinamiza o comportamento humano é mais ou menos semelhante para todas as pessoas.

Baseando-se nos pressupostos de Chiavenato podem ser definidas três suposições para explicar o comportamento humano, das quais a análise não é válida, pois elas estão intimamente relacionadas com o processo de motivação:

    - o comportamento humano é causado, ou seja, existe uma causalidade de comportamento. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente sobre o comportamento das pessoas. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos.

    - o comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo o comportamento humano. O comportamento não é causal, nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objectivo.

    - O comportamento humano é orientado para objectivos pessoais. Subjacente a todo comportamento existe sempre um impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência, expressões que servem para designar os motivos do comportamento.