Liderança

 

O que é a Liderança? Uma visão partilhada

O termo liderança pode ter uma grande diversidade de significados para muitas pessoas. Pode fazer lembrar um guerreiro que comanda as suas tropas no campo de batalha ou um defensor da Paz como Gandhi. Pode evocar a imagem de um maestro dirigindo a sua orquestra ou os desvarios de um líder de uma seita religiosa.

Durante muitos anos a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, isto é, dependendo exclusivamente de características pessoais e inatas do sujeito. Actualmente, percebemos que uma atitude de liderança depende da aprendizagem social do indivíduo e, por isso mesmo, pode ser treinada/aperfeiçoada. O conceito de liderança e o exercício (in)formal da mesma nem sempre estão associados de forma directa.

As organizações, para alcançar os objectivos que se propõem e se atribuem, organizam-se a elas próprias. A acção de organizar pressupõe trabalho conjunto ou acção concertada. Daqui emerge a necessidade de gerar acordos e de gerir expectativas, criar linguagens comuns e de encontrar soluções aceitáveis para problemas que enfrentam em conjunto. A definição e alcance de objectivos é uma actividade ‘política’ ou ‘estratégica’, no sentido em que implica escolhas e preferências, definição de prioridades, formação de alianças e coligações. É normalmente, aos Líderes, que cabe este papel, ajudados pelas suas equipas.

A liderança está intimamente relacionada com as competências de comunicação e de transmissão de ideias. Assim, tem sido muito complicado definir o que é ser líder e o que é Liderança, havendo inúmeras definições para este elaborado conceito.

Apresentam-se, em seguida, algumas dessas definições encontradas, referentes ao conceito de Liderança:

- É o papel que se define pela frequência com que uma pessoa influencia ou dirige o comportamento de outros membros do grupo (McDavid e Herrara, s/d);

- É a capacidade para promover a acção coordenada, com vista ao alcance dos objectivos organizacionais (Gomes e Colabs., 2000);

- É o fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objectivos (Fachada, 1988);

- É um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos. Liderar é pilotar a equipa, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar (Parreira, 2000);

- É a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objectivos comuns.

 

Liderança é um neologismo que significa “qualidade ou função de líder”, estando esta associada ao poder do comando, no entanto, confundimo-la muitas vezes com autoridade

 

É, no entanto, necessário distinguir 3 conceitos distintos que, embora se relacionem, são distintos.
São eles:

Autoridade – obediência, por parte de um indivíduo e/ou grupo de pessoas, a uma ordem que é dada
Poder – probabilidade de se obter aquilo que se quer numa relação social, ainda que pareça pouco provável, devido a resistências variadas
Influência – aquilo que leva o “Poder” a decidir de uma determinada forma

Assim, podemos considerar o poder como a capacidade de uma pessoa exercer influência sobre outras. Autoridade é a legitimidade social do poder, ou seja, é o poder que uma pessoa tem em virtude do papel que exerce. A influência é o acto de uma pessoa modificar ou provocar, intencionalmente, o comportamento de outra.
Todos estes conceitos se relacionam com Liderança, embora não sejam sinónimos.