Liderança Emocional

 

Como já foi referido os líderes funcionam como guias emocionais do grupo. De uma forma simples em todos os grupos, os líderes têm o poder (muitas vezes inconsciente) de dirigir emoções dos outros. Se as emoções forem empurradas para o entusiasmo, o desempenho pode melhorar muito; se as pessoas forem encaminhadas para o rancor e para a ansiedade, ficam desorientadas e paralisadas. Ao primeiro estilo de liderança chama-se “Ressonância” e ao segundo “Dissonância”.

A palavra ressonância tem origem em “ressoar”, fazer eco, aumentar o volume ou som. Quando um grupo de seguidores vibra com a animação e energia do líder, é sinal que há liderança com ressonância; a ressonância é uma capacidade dos líderes emocionalmente inteligentes.

Por outro lado se o líder não tem ressonância as pessoas seguem as rotinas de trabalho, mas fazem apenas o essencial, em vez de darem o seu melhor, pois agem apenas em função do dever. Se não usarem os sentimentos pode-se dirigir mas nunca liderar.

Certamente que os líderes precisam de capacidade intelectual para aprenderem tarefas e desafios com que se defrontam. A clareza e a capacidade intelectual são características que “levam” qualquer pessoa até à porta da liderança; contudo o intelecto, por si não faz um líder; os líderes concretizam visões, criam motivação, orientam, inspiram, ouvem, convencem, geram ressonância.


A inteligência emocional tem 4 domínios interligados entre si, e cada um deles proporciona diferentes aptidões à liderança com ressonância:

Auto-consciência – é a base de tudo; se não tivermos consciência das nossas emoções, não seremos capazes de as gerir, nem aprender as dos outros. Engloba:

      · Auto consciência emocional (ser capaz de ler as próprias emoções e reconhecer os seus efeitos)

      · Autoavaliação – Conhecer as forças próprias e os seus limites.

      · Autoconfiança – Ter noção do seu valor.
 

Autogestão – Esta engloba:

  • Autodomínio emocional,
  • Transparência,
  • Capacidade de adaptação,
  • Capacidade de realização,
  • Capacidade de iniciativa,
  • Optimismo.

Competências Sociais – Determinam a gestão das relações e gestão inspiradora, capacidade de influência, capacidade de desenvolver os outros, capacidade para catalisar a mudança, capacidade para gerir conflitos, espírito de equipa.
 

Consciência Social – Refere-se à empatia, consciência organizacional e espírito de serviço.


Podem ser consultados detalhadamente no quadro abaixo…

 

Assim, os estilos de liderança Emocional que podemos considerar são:

 

Estilos de liderança RESSONANTE

  • Visionário – Canaliza as pessoas para as visões e sonhos partilhados
  • Conselheiro – Relaciona os desejos das pessoas com os objectivos da organização.
  • Relacional – Cria harmonia melhorando o relacionamento das pessoas.
  • Democrático – Valoriza o contributo de cada um e obtém o empenho de todos através da participação.

 Analisando as relações entre o clima de trabalho associado a cada estilo de liderança e os resultados financeiros, chega-se à conclusão de que os líderes que usam uma liderança positiva ou ressonante conseguem melhores resultados. Mas os líderes com melhores resultados não recorrem apenas a um estilo de liderança.

O Líder Visionário – Gera ressonância canalizando as pessoas para visões/sonhos partilhados; deixam espaço para inovar, para experimentar, para assumir riscos controlados, apenas indicam o caminho, não dizem como se chega lá.

Utilizar: Quando ocorrem mudanças; para reter os colaboradores com mais valor, na medida em que eles vibram com os valores da organização, percebem que a sua missão lhes dá uma marca única e se distinguem dos outros; quando é necessária uma orientação clara.

Tem resultados muitíssimos positivos.

Características (da IE) do Líder Visionário:

  • Auto-confiança
  • Auto-consciência
  • Empatia
  • Catalisadores de Mudança
  • Influência
  • Espírito de equipa e cooperação

A liderança tipo Conselheiro – Centra-se no desenvolvimento das pessoas, ajuda as pessoas a identificar os seus pontos fracos e fortes, ligando a aspiração profissional à pessoal. Baseia-se no estabelecimento de objectivos de desenvolvimento pelos colaboradores e apoiá-los a conceber planos para atingir esses objectivos. Aproxima os objectivos pessoais dos organizacionais.

Utilizar: para desenvolver pontos de aperfeiçoamento específicos dos colaboradores.

Características (da IE) do Líder Conselheiro:

  • Empatia
  • Auto-consciência
  • Desenvolvimento dos outros
  • Orientação dos outros para o êxito

 A Liderança Relacional baseia-se na partilha de emoções. Cria harmonia, melhorando o relacionamento interpessoal nos grupos. Este estilo de liderança nunca deve ser utilizado isoladamente.

Utilizar: Gestão de conflitos; necessidade de motivar os colaboradores; melhoria de relacionamento no grupo.
 

Tem resultados positivos (pela melhoria do ambiente de trabalho)

Características (da IE) do Líder Relacional:

  • Comunicação
  • Gestão de conflitos e criação de laços
  • Espírito de equipa e cooperação
  • Consciência organizacional

Por fim o estilo Democrático funciona bem para envolver os outros nas decisões, ou quando não se está certo das decisões a tomar. Tem o inconveniente de não chegar a consensos rápidos, o que leva à confusão, falta de orientação, etc. Implica que os colaboradores a que se recorre, na tentativa de obter conselhos, sejam informados. Valoriza o contributo e empenho das pessoas.

Tem resultados positivos (pelo elevado envolvimento dos colaboradores)
Características (da IE) do Líder Democrático:

  • Comunicação
  • Empatia
  • Orientação para o serviço
  • Espírito de equipa e colaboração
  • Gestão de conflitos e criação de laços

 

Liderança Dissonante

Nota: Os líderes dissonantes podem também ter efeitos positivos, mas devem ser usados com cautela.

 

Estilo “Pressionador” – Está constantemente a “puxar” pelos colaboradores, com o objectivo único de melhorar o desempenho; quanto mais a pressão sobe, maior é a ansiedade que provoca. Doses moderadas de ansiedade podem estimular as pessoas, demasiada pressão tem efeitos debilitantes.

Utilizar: Quando há objectivos difíceis de atingir; com equipas muito motivadas; com colaboradores muito competentes. Tem resultados, normalmente, negativos (porque quase sempre é colocado em prática de forma errada!

Características (da IE) do Líder Pressionador:

  • Orientação para o serviço (obstinado para fazer sempre melhor)
  • Pouco empático
  • Reduzida comunicação

Estilo Coercivo/”Dirigista” – “É assim porque eu digo”; exige obediência “cega” sem se preocupar em explicar razões da sua actuação (não dão feedback). Quase nunca elogiam os colaboradores.

Utilizar: Em situações de crise; alteração dos procedimentos; envolver todas as pessoas; situações que impliquem grandes mudanças.
 

Tem resultados, normalmente, negativos (porque quase sempre é colocado em prática de forma errada!

Características (da IE) do Líder Dirigista:

  • Orientação para o serviço (obstinado para fazer sempre melhor)
  • Pouco empático
  • Reduzida comunicação

 

Resumindo…