Líder vs Chefe

 

É necessário distinguir liderança e chefia. Estes conceitos exprimem realidades sociais muito diferentes.

 

A Liderança é informal, espontânea, isto é, emerge do processo de funcionamento do próprio grupo. É da própria equipa que o Líder recebe a sua autoridade, mesmo quando não tem qualquer autoridade institucional. A chefia é formal, é atribuída do exterior a um indivíduo com base em normas institucionais ou organizacionais. A chefia é a expressão de ordem social que define à priori diferenças de status e papeis (hierarquia) e, por conseguinte, de poder e autoridade dentro do grupo. 
 

A Liderança é extremamente móvel e flexível em consonância com a dinâmica interna do grupo que permanece responsável pela actividade. A chefia fixa a autoridade e a responsabilidade num único individuo do grupo. Se eventualmente existe mudança, é por imposição exterior que se realiza.

A Liderança pressupõe uma definição colectiva dos objectivos e tarefas de grupo. A chefia implica que os objectivos e tarefas sejam estabelecidos ou exteriormente ou pelo elemento que a exerce.
 

A Liderança desenvolve-se numa relação social de cooperação. A chefia implica uma relação social do domínio e, consequentemente, de separação e distanciamento.
 

A Liderança é um meio utilizado pelo grupo para atingir os seus objectivos. A chefia utiliza o grupo como um meio para alcançar objectivos que lhe são exteriores.

Desta forma, a liderança exprime a possibilidade de cada membro influenciar as actividades de grupo. É uma variável, diferentemente repartida por todos os membros do grupo. Em qualquer situação de relação interpessoal ou grupal, desenvolve-se um processo de influência mútua.

Todos os membros se influenciam e influenciam o grupo, partilhando assim a função liderança. É a complexidade da relação entre variáveis, e não meros dotes pessoais, que determinam o aparecimento do líder a partir do próprio processo grupal.

 

A Liderança não exprime uma relação entre o líder que detém o poder e os seguidores que obedecem ás suas directrizes, mas sim urna repartição do poder, em graus diferentes.