Funções do Líder

 

Actualmente, consideram-se com principais funções do Líder:

    - Planear

    - Coordenar

    - Organizar

    - Influenciar

    - Controlar

    - Desenvolver objectivos

    - Fazer previsões

    - Analisar problemas

    - Tomar decisões

    - Formular e/ou apoiar políticas internas da empresa

    - Determinar actividades necessárias para alcançar objectivos (as várias etapas)

    - Classificar e distribuir o trabalho pelos grupos e pelos sujeitos

    - Comunicar de forma a que os indivíduos contribuam para a obtenção dos objectivos, de acordo com a s finalidades da organização

    - Conferir o realizado com o que foi planeado e proposto

    - Corrigir os desvios verificados / Alterar e readaptar caminhos e planos
 

Não sendo um atributo pessoal, a liderança pode, em certa medida, ser aprendida

Os indivíduos podem modificar, treinar e aprender habilidades sociais e comportamentos que lhes permitam em determinadas situação concretas assumir e exercer a liderança competentemente, correspondendo às expectativas que os outros elementos têm da sua acção.

É possível, nomeadamente aprender a comunicar eficazmente, a planificar e orientar a actividade, a desenvolver as capacidades de relação interpessoal, etc.