Gestor vs Líder

 

Os conceitos de gestor e de líder são, não raras as ocasiões, confundidos e convergidos por pessoas que não têm a menor noção do que é uma liderança impregnada e uma gestão implícita. A profissão de um gestor caracteriza-se por estar mais envolvido no planeamento e na calendarização de uma empresa, isto é, coloca-se numa óptica mais central na orgânica da empresa, de maneira a adoptar as melhores medidas para alcançar os objectivos propostos através dos recursos existentes; o papel de um líder é de carácter bem mais humano, na medida em que está bem perto das pessoas para conseguir a sua confiança e faz com que estas percebam o que é esperado delas, além de serem profissionais estratégicos, sempre em busca da melhor forma de alcançar A através de B.

 

    Contudo, existem pontos em que, de facto, as competências de um se cruzam com as de outro. Assim, ambos terão que ser obrigatoriamente dois visionários e acreditar piamente nas suas capacidades pois estão em posições que, ocasionalmente, lhes irão trazer a solidão própria de alguém que exerce funções num alto cargo. Tal facto leva-nos à constatação de que todos os líderes são gestores mas nem todos os gestores são líderes. Estamos perante uma situação em que o gestor se aproxima das funções de um líder quando, no planeamento de um evento, por exemplo, cria uma lista de improbabilidades mas não impossíveis e consegue encontrar resposta para as mesmas, de forma a ganhar tempo, a ser eficaz e a não ser apanhado desprevenido; esta representação antecipativa, o ver mais à frente do que todos os outros, faz o gestor abeirar-se da liderança.