Liderança Situacional (Hersey e Blanchard)

 

Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante, a maturidade dos subordinados. Segundo os autores a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.

 Maturidade é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade pela orientação do seu próprio comportamento, e divide-se em duas componentes: a maturidade no trabalho e a maturidade psicológica.

      • Maturidade no trabalho refere-se à capacidade em termos de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho. É avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. Pouca maturidade; 2. alguma maturidade; bastante maturidade; muita maturidade.

      • Maturidade psicológica refere-se ao querer ou à vontade, o que pressupõe autoconfiança e dedicação. É também avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. raramente;2. Ás vezes; 3. frequentemente; 4.geralmente.
 

O nível de maturidade (no trabalho + psicológica) dos indivíduos pode assim assumir quatro estádios

M1 _M-, C- (níveis de competência baixos e níveis motivacionais baixos) – pessoas que demonstram incapacidade e falta de vontade para assumir responsabilidades e fazer algo; não são competentes nem seguras de si; muitas vezes a sua falta de disposição é consequência da insegurança em relação à tarefa exigida.

M2_M+, C- (bons níveis de motivação, mas falta de competências para a tarefa) – pessoas ainda com insuficiente capacidade de realização, mas com vontade de assumir responsabilidades; têm alguma motivação mas carecem de competências necessárias para a realização das tarefas e assumpção de um nível maior de responsabilidade, necessitam de treino; têm confiança em si mesmas, mas ainda carecem das habilidades necessárias.

M3_M-, C+ (baixos níveis de motivação, mas com bom nível de competências) – pessoas com bastante capacidade de realização mas com níveis de motivação por vezes instáveis, nem sempre respondendo favoravelmente às solicitações do líder; a sua relutância em fazer o que o líder lhes pede não assenta em insegurança, mas antes em falta de motivação.

M4_M+, C+ (altos índices de competência e de motivação) – pessoas com um elevado grau de capacidade de realização e competências e com muita vontade de fazer o que lhe é solicitado; são por norma pessoas psicologicamente maduras, seguras, que habitualmente não necessitam de comportamentos de apoio e são bastante solícitas e disponíveis.

 

Tendo em atenção os estádios de maturidade dos subordinados é possível definir quatro estilos específicos de liderança:

S1 DIRIGIR (alta orientação para a tarefa e baixo relacionamento) – O líder define os papéis e informa os subordinados sobre as tarefas, quando e como executá-las, há, por isso, uma grande ênfase no comportamento directivo – diz às pessoas o que espera delas, os prazos de execução, regras, metodologias, etc.

S2 PERSUADIR/VENDER/TREINAR (COACHING) (alta orientação para as tarefas e alto relacionamento com as pessoas) – O líder fornece comportamento directivo e de apoio aos subordinados para que as tarefas possam ser executadas conforme ele as definiu e estruturou. Trata os subordinados como iguais e simultaneamente treina as suas competências.

S3 PARTICIPAR (baixa ênfase na estruturação das tarefas e alto nível de relacionamento com as pessoas) -  O processo de decisão é partilhado, sendo o papel principal do líder, o de facilitador e comunicador, percebendo a competência dos subordinados, consulta-os para tomar decisões.

S4 DELEGAR ( baixa ênfase na estruturação das tarefas e baixo nível de relacionamento com as pessoas) – O líder dá escassa direcção e apoio aos colaboradores, pois estes são maduros e autónomos. A delegação funciona como forma de promover as suas competências e a sua maior responsabilidade. Este estilo só é adequado quando os colaboradores são realmente capazes de desenvolverem o trabalho e têm elevados níveis de motivação para fazer o que lhes é solicitado.

 

 

 

Como se pode verificar pela figura, sempre que os liderados atingem elevados graus de maturidade, o líder diminui o controlo sobre as actividades, diminuindo também o comportamento de relacionamento.
Para Hersey e Blanchard qualquer dos estilos é eficaz, desde que adequado à maturidade dos subordinados.

 

Resumindo...