Procura-se emprego

 

Objectivo: Reflectir sobre as aspirações pessoais e sobre a própria capacidade de enfrentar a vida e de se afirmar nas situações.

Grau de dificuldade: Baixo

Fase do grupo: Intermédia

Idades:Todas
Dimensão do grupo: Entre 6 a 15 participantes

Duração: Uma hora ou mais consoante o número de participantes

Local: sala de aula ampla

Material: Lápis e folhas de papel, uma mesa e cadeiras

 

 

Desenvolvimento

Os participantes sentam-se em círculo. O animador introduz o tema do trabalho de grupo: o emprego, a dificuldade em encontrar emprego, a necessidade de mudar de emprego se o actual é pouco satisfatório, etc.

O animador escolhe um elemento do grupo que saiba assumir uma postura afirmativa e seja capaz de colocar questões bem organizadas. A ele cabe a tarefa de ser o chefe do pessoal. Um outro elemento do grupo fará o trabalho de secretária.

Os outros participantes são todos potenciais candidatos a um posto de trabalho.

O chefe do pessoal coloca-se por detrás de uma secretária, sobre a qual se encontram folhas de papel e uma caneta.

No outro lado da sala, a uma certa distancia, encontram-se sentados os candidatos como se estivessem numa sala de espera.

O animador apresenta a seguinte situação: uma conhecida empresa, produtora de computadores, acaba de abrir uma filial nesta cidade e colocou nos jornais um anúncio de selecção de pessoal para exercer uma série de cargos: empregadas de limpeza, técnicos especializados, directores de secção, etc.

A secretária da empresa chama e apresenta os vários candidatos, uma de cada vez, ao chefe de pessoal. O candidato tem que ser entrevistado e pode dizer tudo o que quiser acerca de si próprio. Pode propor-se para um determinado tipo de trabalho ou cargo, à sua escolha, e dizer tudo o que julgar ser útil para obter tal emprego. Pode escolher a sua idade, as condições sócio-económicas e familiares, o tipo de trabalho a que aspira, eventuais referências e quanto deseja receber como salário.

O chefe do pessoal guia a entrevista colocando questões pertinentes ao candidato. Vai tomando apontamentos, recolhe os dados do candidato e conclui a entrevista dizendo que em breve lhe fará saber os resultados.

Quando todos os candidatos tiverem realizado a entrevista em grupo, verbalizam-se as vivências de cada um, comenta-se e tecem-se as observações acerca da postura de cada candidato durante a auto-apresentação e no desenvolvimento da entrevista.

 

Sugestões para o animador:

Ajudar o chefe do pessoal a formular perguntas úteis para a entrevista e sugerir-lhe que assuma uma postura de neutralidade em relação aos candidatos.

Na discussão final, analisam-se os níveis de ambição, o nível de auto-estima, e a postura de cada membro durante a entrevista. Identificam-se, também, as atitudes adequadas e as inadequadas para este tipo de entrevista. Na discussão final será muito útil analisar a conduta do chefe de pessoal e da sua secretária.

Estimular o grupo a fornecer feed-back útil a cada um dos participantes.

Este jogo pode ser proposto na eventualidade de que uma pessoa do grupo tenha mesmo que enfrentar uma situação real de entrevista de trabalho, ou de mudança de categoria ou de melhoria da situação económica, e que, por este motivo, apresente elevados níveis de ansiedade.