Como é que me vêem… e eu, como é que me vejo?

 

Objectivo: Observação e tomada de consciência dos aspectos positivos e negativos da própria personalidade e da personalidade dos outros.

Grau de dificuldade: Baixo

Fase do grupo: Inicial

Idades: Todas
Dimensão do grupo: Entre 10 a 15 participantes

Duração: 15 minutos

Local: Sala vazia – sala de aula

Material: Lápis e folhas de papel

 

Desenvolvimento:

O animador convida os participantes a sentarem-se em círculo e distribui por cada membro uma folha de papel e um lápis.

Cada membro do grupo tem um número que o representa. Na folha que lhes foi entregue coloca-se uma sequência progressiva de números, tantos quanto o número de pessoas envolvidas no jogo.

Os participantes, no espaço da folha a seguir ao número representativo de cada pessoa, escrevem uma apreciação sintética, ou um adjectivo, ou uma característica que diga respeito ao membro que possui tal número, não esquecendo de escrever também o próprio número. O animador recolha as folhas – que devem ser anónimas – e lê em voz alta tudo o que foi escrito pelo grupo a respeito de um determinado membro identificado pelo número que lhe foi dado antes. Deste modo, obtem-se um conjunto de caracteristticas da personalidade de cada um dos componentes do grupo, tal como aparecem aos olhos dos outros.

 

Sugestões para o animador:

O animador convida cada um dos participantes a comentar, aceitar, discordar, ou aprovar tudo o que foi dito e sublinhado pelos restantes membros do grupo.