O papel de Coach do Gestor

 

O executivo mais experiente tem um papel importante a partir do exemplo que dá aos demais gerentes, actuando como coach e ao mesmo tempo ajudando na criação de um clima em que o processo de coaching seja aceite como uma prática do negócio. 

Para uma Organização, as vantagens da implementação de um clima favorável ao coaching são bastante evidentes. 

Em vez de ter uma força de trabalho controlada de forma rígida por procedimentos e métodos, o foco em resultados de desempenho liberta os indivíduos para trabalharem com acompanhamento e desenvolverem abordagens inovadoras na solução de problemas que podem ultrapassar, em muito, o seu nível actual de desempenho. 

O processo de coaching ajuda a desenvolver uma forma positiva de abordagem e encaminhamento dos problemas, em vez de colocá-los debaixo do tapete. Assuntos como baixa capacidade de gerir ou comportamento agressivo podem ser discutidos com os indivíduos, e ações correctivas podem ser tomadas. Itso significa que as pessoas têm a oportunidade de melhorar o seu desempenho de uma forma contínua. Elas não precisam de esperar pela avaliação anual de desempenho. Melhorar o desempenho dos indivíduos no seu próprio trabalho e o desempenho da organização como um todo é a meta a ser alcançada. 

O gestor coach é alguém capaz de trabalhar com as pessoas de forma colaborativa e não ameaçadora, capaz de reconhecer os pontos fortes e também de apontar os pontos fracos observados no desempenho e ajudá-las a superá-los. As habilidades requeridas para ser um bom gestor são quase semelhantes às necessidades para ser um coach eficiente. A capacidade de ouvir e dar feedback constantes, mostrando qual o melhor caminho a percorrer é característica essencial.