As directrizes para um processo de Coaching eficaz

 

Desenvolvimento de uma relação aberta e honesta baseada na confiança mútua – é importante que a pessoa que está a ser orientada se sinta à vontade para falar consigo e ouvir o seu feedback sobre os seus pontos fracos e falhas de desempenho. Isso só será possível se ela sentir que pode confiar no seu discernimento e tiver a certeza de que a sua principal motivação é ajudá-la no seu processo de desenvolvimento. 

Liderando pelo exemplo – a pessoa que está a ser orientada sentir-se-á mais inclinada a seguir as suas orientações se o conseguir demonstrar, pelo seu próprio comportamento, as qualidades que gostaria que ela desenvolvesse. 

Valorizando o bom desempenho assim como criticando o baixo desempenho – é importante, no processo de coaching, que reconheça e comente o que as pessoas estão a fazer de melhor, bem como que deixe claro os pontos em que elas precisam de desenvolvimento. As pessoas tendem a aceitar melhor as críticas, sem assumir uma postura defensiva, se elas forem feitas num contexto positivo e de ajuda. 

Comunicando efectivamente e usando a escuta activa – a comunicação efectiva é fundamental na relação de coaching. Precisa de demonstrar à pessoa que está a ser orientada que é capaz de compreender a situação do ponto de vista dela, bem como o impacto que esse comportamento provoca na organização, antes de lhe dar orientações sobre a forma de melhorá-lo. 

Demonstrando empatia – quando estiver a dar feedback a alguém, é importante demonstrar que compreende e aprecia os esforços que essa pessoa está a fazer para melhorar o seu desempenho. 

Providenciando orientação específica e planos de acção – quando estiver a orientar as pessoas sobre aspectos que precisam de ser desenvolvidos, elas compreenderão melhor o que quer dizer e serão mais capazes de mudar se lhes disser, da forma mais específica, os aspectos que precisam de ser modificados, do que quando fala de maneira geral. Coloque metas específicas e mensuráveis que elas deverão procurar atingir. 

Ajudando as pessoas a verem além dos seus horizontes habituais – acima de tudo, o papel do gestor coach deve ser inspirador. Em função da sua reconhecida experiência e posição dentro da organização, assim está colocado numa posição privilegiada para ajudar os seus colaboradores na realização de transformações significativas.