Liderança Emocional
Como já foi referido os líderes funcionam como guias emocionais do grupo. De uma forma simples em todos os grupos, os líderes têm o poder (muitas vezes inconsciente) de dirigir emoções dos outros. Se as emoções forem empurradas para o entusiasmo, o desempenho pode melhorar muito; se as pessoas forem encaminhadas para o rancor e para a ansiedade, ficam desorientadas e paralisadas. Ao primeiro estilo de liderança chama-se “Ressonância” e ao segundo “Dissonância”.
A palavra ressonância tem origem em “ressoar”, fazer eco, aumentar o volume ou som. Quando um grupo de seguidores vibra com a animação e energia do líder, é sinal que há liderança com ressonância; a ressonância é uma capacidade dos líderes emocionalmente inteligentes.
Por outro lado se o líder não tem ressonância as pessoas seguem as rotinas de trabalho, mas fazem apenas o essencial, em vez de darem o seu melhor, pois agem apenas em função do dever. Se não usarem os sentimentos pode-se dirigir mas nunca liderar.
Certamente que os líderes precisam de capacidade intelectual para aprenderem tarefas e desafios com que se defrontam. A clareza e a capacidade intelectual são características que “levam” qualquer pessoa até à porta da liderança; contudo o intelecto, por si não faz um líder; os líderes concretizam visões, criam motivação, orientam, inspiram, ouvem, convencem, geram ressonância.
A inteligência emocional tem 4 domínios interligados entre si, e cada um deles proporciona diferentes aptidões à liderança com ressonância:
Auto-consciência – é a base de tudo; se não tivermos consciência das nossas emoções, não seremos capazes de as gerir, nem aprender as dos outros. Engloba:
· Auto consciência emocional (ser capaz de ler as próprias emoções e reconhecer os seus efeitos)
· Autoavaliação – Conhecer as forças próprias e os seus limites.
· Autoconfiança – Ter noção do seu valor.
Autogestão – Esta engloba:
- Autodomínio emocional,
- Transparência,
- Capacidade de adaptação,
- Capacidade de realização,
- Capacidade de iniciativa,
- Optimismo.
Competências Sociais – Determinam a gestão das relações e gestão inspiradora, capacidade de influência, capacidade de desenvolver os outros, capacidade para catalisar a mudança, capacidade para gerir conflitos, espírito de equipa.
Consciência Social – Refere-se à empatia, consciência organizacional e espírito de serviço.
Podem ser consultados detalhadamente no quadro abaixo…
Assim, os estilos de liderança Emocional que podemos considerar são:
Estilos de liderança RESSONANTE
- Visionário – Canaliza as pessoas para as visões e sonhos partilhados
- Conselheiro – Relaciona os desejos das pessoas com os objectivos da organização.
- Relacional – Cria harmonia melhorando o relacionamento das pessoas.
- Democrático – Valoriza o contributo de cada um e obtém o empenho de todos através da participação.
Analisando as relações entre o clima de trabalho associado a cada estilo de liderança e os resultados financeiros, chega-se à conclusão de que os líderes que usam uma liderança positiva ou ressonante conseguem melhores resultados. Mas os líderes com melhores resultados não recorrem apenas a um estilo de liderança.
O Líder Visionário – Gera ressonância canalizando as pessoas para visões/sonhos partilhados; deixam espaço para inovar, para experimentar, para assumir riscos controlados, apenas indicam o caminho, não dizem como se chega lá.
Utilizar: Quando ocorrem mudanças; para reter os colaboradores com mais valor, na medida em que eles vibram com os valores da organização, percebem que a sua missão lhes dá uma marca única e se distinguem dos outros; quando é necessária uma orientação clara.
Tem resultados muitíssimos positivos.
Características (da IE) do Líder Visionário:
- Auto-confiança
- Auto-consciência
- Empatia
- Catalisadores de Mudança
- Influência
- Espírito de equipa e cooperação
A liderança tipo Conselheiro – Centra-se no desenvolvimento das pessoas, ajuda as pessoas a identificar os seus pontos fracos e fortes, ligando a aspiração profissional à pessoal. Baseia-se no estabelecimento de objectivos de desenvolvimento pelos colaboradores e apoiá-los a conceber planos para atingir esses objectivos. Aproxima os objectivos pessoais dos organizacionais.
Utilizar: para desenvolver pontos de aperfeiçoamento específicos dos colaboradores.
Características (da IE) do Líder Conselheiro:
- Empatia
- Auto-consciência
- Desenvolvimento dos outros
- Orientação dos outros para o êxito
A Liderança Relacional baseia-se na partilha de emoções. Cria harmonia, melhorando o relacionamento interpessoal nos grupos. Este estilo de liderança nunca deve ser utilizado isoladamente.
Utilizar: Gestão de conflitos; necessidade de motivar os colaboradores; melhoria de relacionamento no grupo.
Tem resultados positivos (pela melhoria do ambiente de trabalho)
Características (da IE) do Líder Relacional:
- Comunicação
- Gestão de conflitos e criação de laços
- Espírito de equipa e cooperação
- Consciência organizacional
Por fim o estilo Democrático funciona bem para envolver os outros nas decisões, ou quando não se está certo das decisões a tomar. Tem o inconveniente de não chegar a consensos rápidos, o que leva à confusão, falta de orientação, etc. Implica que os colaboradores a que se recorre, na tentativa de obter conselhos, sejam informados. Valoriza o contributo e empenho das pessoas.
Tem resultados positivos (pelo elevado envolvimento dos colaboradores)
Características (da IE) do Líder Democrático:
- Comunicação
- Empatia
- Orientação para o serviço
- Espírito de equipa e colaboração
- Gestão de conflitos e criação de laços
Liderança Dissonante
Nota: Os líderes dissonantes podem também ter efeitos positivos, mas devem ser usados com cautela.
Estilo “Pressionador” – Está constantemente a “puxar” pelos colaboradores, com o objectivo único de melhorar o desempenho; quanto mais a pressão sobe, maior é a ansiedade que provoca. Doses moderadas de ansiedade podem estimular as pessoas, demasiada pressão tem efeitos debilitantes.
Utilizar: Quando há objectivos difíceis de atingir; com equipas muito motivadas; com colaboradores muito competentes. Tem resultados, normalmente, negativos (porque quase sempre é colocado em prática de forma errada!
Características (da IE) do Líder Pressionador:
- Orientação para o serviço (obstinado para fazer sempre melhor)
- Pouco empático
- Reduzida comunicação
Estilo Coercivo/”Dirigista” – “É assim porque eu digo”; exige obediência “cega” sem se preocupar em explicar razões da sua actuação (não dão feedback). Quase nunca elogiam os colaboradores.
Utilizar: Em situações de crise; alteração dos procedimentos; envolver todas as pessoas; situações que impliquem grandes mudanças.
Tem resultados, normalmente, negativos (porque quase sempre é colocado em prática de forma errada!
Características (da IE) do Líder Dirigista:
- Orientação para o serviço (obstinado para fazer sempre melhor)
- Pouco empático
- Reduzida comunicação
Resumindo…