Funções do Líder
Actualmente, consideram-se com principais funções do Líder:
- Planear
- Coordenar
- Organizar
- Influenciar
- Controlar
- Desenvolver objectivos
- Fazer previsões
- Analisar problemas
- Tomar decisões
- Formular e/ou apoiar políticas internas da empresa
- Determinar actividades necessárias para alcançar objectivos (as várias etapas)
- Classificar e distribuir o trabalho pelos grupos e pelos sujeitos
- Comunicar de forma a que os indivíduos contribuam para a obtenção dos objectivos, de acordo com a s finalidades da organização
- Conferir o realizado com o que foi planeado e proposto
- Corrigir os desvios verificados / Alterar e readaptar caminhos e planos
Não sendo um atributo pessoal, a liderança pode, em certa medida, ser aprendida
Os indivíduos podem modificar, treinar e aprender habilidades sociais e comportamentos que lhes permitam em determinadas situação concretas assumir e exercer a liderança competentemente, correspondendo às expectativas que os outros elementos têm da sua acção.
É possível, nomeadamente aprender a comunicar eficazmente, a planificar e orientar a actividade, a desenvolver as capacidades de relação interpessoal, etc.