O Gestor como Coach
Uma área que está a voltar à cena é a ideia do “gestor como coach”, ou como é mais conhecido no mercado, o “líder coach”. Esta aplicação do coaching pode ter um impacto muito maior na organização, considerando que é possivel formar 500 gestores como coaches por um custo semelhante ao de oferecer coaching a apenas 25 pessoas.
Há muitas pesquisas e debates sobre a qualidade da gestão na maioria das culturas ocidentais. De acordo com uma pesquisa da Seek em Outubro de 2003, 75% dos empregados não estão felizes com seu trabalho actual, e quando questionados sobre o que mais odiavam, 60% apontaram “a qualidade da gestão”. Parece haver um descompasso crescente entre como os trabalhadores querem ser geridos e como eles estão a ser geridos na prática. Ensinar os gestores a serem coaches parece ser o passo na direcção certa.
Há alguns desafios nesta área. A gestão directiva parece ser mais fácil e tornou-se um hábito. Há um receio em relação ao coaching tornar-se muito pessoal, e uma falta de compreensão sobre o que é o coaching. Quando se pergunta aos gestores porque é que eles não realizam coaching, eles sempre dirão, “Eu não tenho tempo”.
Na realidade é que, quando eles aprendem a fazer coaching, descobrem que, antes do coaching, estavam a desperdiçar o seu tempo.
Um gestor que participava num programa de treino disse, “Eu tenho mais condições para ajudar as pessoas a se ajudarem, sem precisar de lhes dizer o que deveriam fazer”.
Ou, como o teórico social Richard Florida disse, “As pessoas não precisam ser gerenciadas, elas precisam ser liberadas”
As tendências globais que observamos incluem:
• Interesse das empresas de todos os portes;
• Grandes organizações estão a aderir a iniciativas de grande porte;
• O governo da Austrália está muito interessado;
• Há perigos quando se reduz custos sem critérios;
• Os programas estão a gerar impacto, e já existem estudos iniciais sobre estas iniciativas.
Em termos de melhores práticas, os pontos centrais são:
• Defina claramente o que a organização está a procurar através do coaching;
• Torne o coaching uma parte central do gestão;
• Invista no treino suficiente a fim de desenvolver habilidades, não apenas conhecimento;
• Utilize modelos bem estruturados e claros;
• Assegure uma boa adequação cultural;
• Comece de cima para baixo.