Coaching


Coach:
O treinador
Coachee: O cliente
Coaching: O processo
 

Coaching é um processo contínuo de feedback formal e informal para melhorar as habilidades para o trabalho e o desempenho profissional. Esse feedback pode vir da iniciativa dos colaboradores, dos gestores ou dos membros de um grupo de trabalho.

É um processo contínuo e participativo, em que o coach provê tanto a oportunidade como o encorajamento para um indivíduo se focalizar nas suas necessidades, no contexto dos objectivos pessoais e organizacionais.

O objectivo do coaching é criar a vida mais próxima do ideal projectada pelo cliente, com foco na acção e desempenho.
 

No campo pessoal: o life coaching ajuda o cliente a reavaliar e equilibrar todas as áreas da sua vida. O objectivo é estabelecer as bases para o cliente ser a melhor pessoa que puder ser. É ajudar o cliente a transpor os bloqueios que o impedem de ter uma vida de alta qualidade, através da habilidade de ficar focado nos passos que o levará de onde ele está, para onde ele quer chegar.

No campo empresarial:
o coaching é usado para aumentar as competências do executivo ou empresário, para que ele se torne um líder mais efectivo com inteligência emocional mais avançada. Pesquisas mostram que entre os factores que causam mais prejuízo para a carreira do executivo estão:

1) a falta de capacidade de lidar com adversidades de maneira equilibrada;

2) a qualidade de relacionamentos que ele estabelece com os colegas, subordinados ou chefes na empresa.
 

“Um líder só consegue ser efectivo e ter credibilidade quando desenvolve estas competências”, acredita Huáras Duarte – Empresário, diretor da OMNIS MIND, com formação Internacional em Coaching Integrado e Master Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute e a Arte de “Ser Coach”, pela Amadeus Talentos (Espanha).

 

Vídeo "How Coaching Works"
Exemplificação do processo de Coaching